Osciloscópio: Tudo que precisa saber

Utilizado como meio para a realizações de medições, o Osciloscópio é um item de uso bastante importante, destacando assim a sua popularidade cada vez mais frequente entre quem trabalha com elétrica e eletrônica, por exemplo.

Sendo assim, logo abaixo seguimos tirando as principais dúvidas sobre, te contando mais a fundo para que serve e outros tantos detalhes. Siga conferindo para entender:

Qual é a função de um osciloscópio?

A partir da representação gráfica possibilitada pelo uso do Osciloscópio, sua principal funcionalidade é nos permitir visualizar a oscilação de sinais elétricos, entendendo a sua frequência e analisando o quadro geral de possíveis mudanças na mesma.

Com isso, sua tela se mostra capaz de nos apresentar a uma imagem de duas dimensões, onde as ondas e demais componentes do sistema são devidamente representados de maneira gráfica.

Onde é utilizado o osciloscópio?

O uso do Osciloscópio é cada vez mais recorrente na área de Eletrônica, mas além disso também está presente em âmbitos como a engenharia, medicina e telecomunicações, dentre outras possíveis áreas onde podemos ver seu uso sendo feito.

Dessa forma, é possível salientar que suas aplicações mudam de acordo com a área na qual acontece, podendo servir para a realização de testes em circuitos, análise de sinais elétricos e também para o diagnóstico de problemas de saúde, dentre outras serventias.

Como escolher um osciloscópio?

É preciso pensar ainda nas características do Osciloscópio, já que tê-las em vista colabora para que possamos fazer a compra de um bom item nesse sentido.

Dessa forma, para que escolha por um bom Osciloscópio, é preciso antes de tudo ter em vista qual uso fará do item, quais especificações deseja que ele possua e quanto está disposto a investir. Após isso, outros elementos específicos a considerar são os seguintes:

  • Amplitude máxima;
  • Amplitude mínima;
  • Maior frequência desejada para medição;
  • Formato das sequências.

Qual é a diferença entre osciloscópio digital e analógico?

O Osciloscópio passou por avanços ao longo do tempo e, tendo sinal inicialmente encontrado apenas no formato analógico, hoje já há modelos digitais. Mas é claro que existe uma considerável diferença de preço, gerando dúvidas sobre qual a diferença entre ambos.

No que diz respeito a isso, vemos que o modelo digital conta com um melhor armazenamento de ondas, permitindo uma análise mais atenta e posterior sobre elas. Em razão disso, são os mais buscados para compra atualmente.