Disjuntores: Entenda o que são e Conheça seus Tipos

Muito importante para garantir o devido funcionamento e também a segurança das mais diversas instalações elétricas, os Disjuntores são equipamentos muito recorrentes nesse meio, possuindo algumas especificações no que diz respeito aos seus tipos.

Logo abaixo, te explicamos melhor sobre o item e também as formas nas quais ele pode ser encontrado. Siga dando uma olhadinha para entender:


>

O que são Disjuntores?

Basicamente, chamamos de Disjuntores os dispositivos que são utilizados para oferecer proteção a uma determinada instalação elétrica, evitando possíveis riscos que podem colocar a vida das pessoas em riscos. Ou seja, se mostra essencial no que diz respeito a segurança.

Isso ocorre pelo fato de que, quando há eventos como sobrecargas ou até mesmo curtos-circuitos, o aparelho faz com que a energia seja automaticamente desligada, evitando problemas maiores como incêndios que podem ser iniciados na própria corrente elétrica.

Outro uso bastante importante desse item é o fato de nos permitir ligar e desligar de maneira manual a instalação elétrica ou ao menos parte dela. Inclusive, não deixe de fazer isso quando for realizar atividades como a troca de lâmpadas, evitando possíveis choques, por exemplo.

Tipos de Disjuntores

Para que consiga se adequar as mais diversas instalações elétricas, podemos encontrar também variados tipos de Disjuntores. Para que os conheça melhor, vamos falar individualmente sobre eles abaixo, olha só:

Disjuntor magnético

A característica singular a ser destacada no caso do Disjuntor magnético é a maneira através da qual ele é acionado, uma vez que enquanto é aumentada a corrente elétrica, sua densidade também se torna superior, provocando um contato de interrumpção do circuito quando atinge sua intensidade máxima.

Isso faz com que cumpram seu papel de maneira bastante rápida, apresentando bons resultados na prática, sobretudo em ambientes industriais.

Disjuntor térmico

No caso do Disjuntor térmico, por sua vez, a interrumpção do circuito se dá quando é percebida um aumento inesperado em sua temperatura, o que é capaz de colocar em risco toda a instalação elétrica quando não sanado com agilidade.

Assim, é o tipo indicado para locais que contam com maiores riscos de incêndio, buscando evitar que os mesmos ocorram e garantindo a devida proteção a quem frequenta tais espaços.

Disjuntor termomagnético

Com características associadas tanto ao modelo magnético quanto ao térmico, o Disjuntor termomagnético é uma versão bastante completa, agindo contra incêndios, curtos-circuitos e sobrecargas, tudo isso em um único item.

De acordo com essa usabilidade, se torna uma das melhores opções quando o assunto é nos garantir a devida segurança, sendo muito comum a sua presença em comércios e domicílios.

Disjuntor monopolar

O nome monopolar não é por acaso, já que esse tipo de disjuntor é voltado para instalações elétricas que possuem somente uma fase. Diante disso, seu uso é mais simples e acaba sendo associado à tomadas e circuitos de iluminação

Disjuntor bipolar

Agora, vamos falar sobre o Disjuntor bipolar, tipo que é utilizado principalmente em instalações bifásicas como chuveiros. Em razão disso, é bastante popular em casas e apartamentos, sendo possível que tenha um desses onde mora mesmo que não saiba.

Disjuntor tripolar

Por fim, mas não menos importante, vamos te falar sobre o Disjuntor tripolar, modelo que indicado para uso em circuitos que possuam três fases, o que faz com que tenha sua presença associada de maneira mais específica a aparelhos como motores elétricos, ou seja, em industrias e comércios.