Potenciômetro: Veja como ele Funciona

Importante componente eletrônico, o Potenciômetro é o tema deste post que traz para você as principais informações acerca do item, o caracterizando e explicando ainda os seus tipos, para que consiga diferenciá-los corretamente.

Para seguir tirando as possíveis dúvidas que podem surgir nesse sentido, siga conferindo o post logo abaixo:


>

Qual é a função do Potenciômetro?

O Potenciômetro é um componente elétrônico que conta com a presença de resistência elétrica ajustável, o que significa que sua corrente elétrica pode ser manualmente ajustada de acordo com a necessidade, estando suscetível a mudanças.

Diante dessa função ajustável, o uso do item é bastante amplo e se faz presente em itens como rádios, onde sua presença contribui para que possamos fazer ajustes de som, seja para aumentar ou diminuir.

Seguindo com casos nos quais se faz presente, podemos citar ajustes de iluminação, movimentação de robôs e ajustes manuais de temperatura, dentre outros.

Como o Potenciômetro funciona?

A composição de um Potenciômetro envolve uma área com resistência fixa por meio da qual seu cursor pode realizar movimentos. Dessa maneira, quando interferimos manualmente no item, é o seu cursor que muda de posição, tornando possível o ajuste desejado.

Na prática, vemos ainda que diante da mudança de posição do cursor, automaticamente é diminuída a resistência da área de passagem da corrente, havendo uma resistência mínima e máxima a ser vista no próprio corpo do item.

Quais os tipos de Potenciômetro?

Há a presença de dois diferentes tipos de Potenciômetro que, em meio a singularidade que apresentam, podem ter usos mais específicos. Entenda a partir da explicação individual acerca de cada um deles:

Potenciômetros de carbono

No caso do Potenciômetro de carbo, vemos como característica única o fato de que conta com uma camada de carbono inserida na área isolante do item, fazendo com que a intensidade do ajuste feito seja cada vez maior conforme manuseamos o seu cursor, passando por um aumento gradativo.

Potenciômetros de fio

Já o Potenciômetros de fio costuma ser mais popular e tem seu funcionamento associado a uma tira de fibra que, em conjunto com as pontas do seu fio, são as responsáveis pela formação de um resistor.

Nesses casos, a variação ocorre de maneira uniforme de acordo com o movimento que realizamos.