Qual é a diferença entre um transdutor

Existem dois tipos de transdutores. Os Transdutores ativos e os transdutores passivos.
Se o transdutor gerar uma tensão que é relacionada com a quantidade de energia entrando num sistema, diz-se que é um Transdutor ativo. Um exemplo de um transdutor ativo é uma fotocélula que gera uma tensão que é diretamente relacionada com a quantidade de luz que incide sobre ela.

Para entender como funcionam transdutores ativos, será útil rever os 6 métodos básicos de gerar uma tensão. Estes estão ilustrados na Figura 1. O método indicado na Figura 2 a é por atrito; este método é usado para gerar eletricidade estática. Esfregando uma vareta de vidro com um pano de seda, faz com que tanto o pano como a vareta tornem-se eletrizados. Um outro exemplo de geração de eletricidade estática consiste em passar um pente através dos seus cabelos. Em dia seco, tanto o pente como os cabelos tornar-se-ão eletricamente carregados. Você pode ouvir as faíscas pulando entre o pente e os cabelos. Este método de gerar uma tensão não é usado com muita freqüência em transdutores ativos.

Um outro método de gerar uma tensão é por ação química. Isto está indicado na Figura 1b. Toda vez que dois tipos diferentes de metais são mergulhados em ácido ou solução de álcali, é gerada uma tensão entre eles. Isto, em princípio, é usado na fabricação de baterias e pilhas. Como o método de atrito, você irá ver que este método de gerar tensão não é usado freqüentemente na fabricação de transdutores.

Figura 1

No terceiro método, indicado na Figura 1 c, usa-se força ou pressão. Certos materiais, corno os cristais de quartzo ou sais de Rocheile e o tilanato de bário, irão gerar uma tensão sobre a superfície quando estiverem sob pressão ou sob a ação de uma força. Isto é chamado método piez.oelérrico de gerar tensão. O valor da tensão gerada depende da intensidade da força da pressão e também do tipo de material usado. As tensões geradas geralmente são muito pequenas. A Figura 1 b mostra o princípio da lei de Faraday; esta lei rege que, quando existe um movimento entre um campo magnético e um condutor, é gerada uma tensão. Um ímã permanente é deslocado para dentro e para fora de uma bobina, no desenho. Assim, é gerada uma tensão sobre os terminais da bobina. A intensidade da tensão depende do número das espiras de fio da bobina, da força do ímã e da velocidade de deslocamento do ímã.

A Figura 1 e mostra uma fotocélula energizada pela luz de uma lanterna. A fotocélula produz urna tensão de saída que depende da intensidade da luz incidente. A tensão depende também do tipo de material usado na fabricação de fotocélula.

A Figura 1 f mostra o método de gerar uma tensão pelo efeito Seebeck. Toda vez que a junçào de dois materiais diferentes for aquecida, é gerada uma tensão. O valor da tensão depende da quantidade de calor e também dos tipos de metais usados. A junção dos metais é chamada termopar.

Um dos métodos para gerar eletricidade nas Figuras 1 c, 1 d, 1 e, e 1 f é geralmente usado em transdutores atisos.

No transdutor passivo, a energia sentida pelo sensor produz alterações em resistência, capacitância ou indutância. Os transdutores passivos também devem ser ligados dentro do circuito que possua uma fonte de energia elétrica.

Resumo

  1. O significado científico da palavra trabalho é a força exercida sobre uma certa distância. Matematicamente,                                                                                                                                                 trabalho força x distância.
  2. Energia é definida corno a capacidade de realizar trabalho.
  3. Um transdutor é um dispositivo que permite que a energia de um sistema controle a energia de um outro sistema.
  4. A realização de medições de uma posição remota é chamada telemetria.
  5. Os termos transdutor e sensor são intercambiáveis.
  6. O transdutor ativo produz urna tensão de saída que está diretamente relacionada com a energia sentida.
  7. Existem 6 métodos básicos de gerar uma tensão. Quatro destes métodos são usados na fabricação de transdutores ativos.
  8. Um transdutor passivo produz urna alteração na resistência, capacitância ou indutância diretamente relacionada com a energia que está sendo medida.