Qual é a relação entre a corrente de base e a corrente de coletor num transistor bipolar

Uma relação muito importante entre a corrente de base de um transistor NPN e a corrente de seu coletor está ilustrada na Figura abaixo. Mostra que a corrente de base controla a corrente de coletor num transistor.

A corrente de calor 1c depende da corrente de base 1b (a) 50 microampères de corrente de coletor para 1 miliampère de corrente de base; (b) aumentando a corrente de base aumenta a corrente de base aumenta 1c; (c) diminuindo a corrente de base diminui 1c.

Compare isto com a Figura: corrente de grade controlada onde a tensão de grade controlava a corrente da placa. Daí você pode observar que atensáo da base é positiva e isto produz urna carrente de ‘B miliampére. Quando esta corrente de base ‘B está presente, produz urna corrente de coletor Í de 50 miliampêres. Quando a corrente de base é aumentada para 1,5 miliampéres, confoime indicado na Figura b, a corrente do coletor aumenta para 70 miliampéres. Um ponto muito importante a lembrar: Quando a corrente da base aumenta, a corrente do coletor também aumenta.

Observe que a corrente da base é reduzida para 0,5 miliampêre um valor mais baixo do que o da Figura 3h. Reduzindo a corrente da base, reduz a corrente do coletor para 30 miliampéres.

Pode-se assim observar que, quando a corrente da base aumenta, a corrente do coletor aumenta e, quando a corrente da base diminui, a corrente do coletor diminui

No caso de um transistor PNP (vide Figura transistor PNP) o efeito teria sido o mesmo, exceto que ambos o coletor e a ha’e seriam negativos. Tornando mais negwiva a tensão num transistor PNP, aumenta a corrente da base e aumenta a corrente do coletor.
Resumo

  1. Num transistor NPN aumentando a corrente da base aumenta também a corrente do coletor.
  2. Num transistor PNP aumentando a corrente da base aumenta também a corrente do coletor.
  3. A corrente da base de um transistor NPN é aumentada tornando a base mais positiva.
  4. A corierite da base de um transistor PNP é aumentada tornando a base mais negativa.