Disjuntor para Chuveiro: Qual escolher?

Caso não tenha experiência na área de elétrica, ajustar um Chuveiro pode se trocar uma grande questão, sobretudo em razão das dúvidas que costumam surgir para a realização dessa etapa. Mas calma, pois vamos te ajudar com isso.

Logo abaixo, seguimos falando sobre Disjuntor para Chuveiro, te explicando como escolher o que vai utilizar, bem como respondendo a outras dúvidas referentes a ele. Siga dando uma olhadinha para entender melhor:


>

Qual é o disjuntor ideal para chuveiro?

Para que o chuveiro funcione de maneira devida, a escolha do disjuntor correto é fundamental! Para que isso ocorra, por sua vez, é preciso ter em vista detalhes que baseiam a decisão, sendo eles a potência e também a tensão associada ao chuveiro.

Sendo assim, para que consiga ter uma melhor noção ao fazer essa escolha, confira os tópicos abaixo onde há uma especificação mais detalhada acerca de qual o disjuntor ideal para cada tipo de chuveiro:

  • Disjuntor 40A para tensão 110V/127V, potência 4500W, espessura da fiação de 6 mm²  e distância máxima de 19m;
  • Disjuntor 50A para tensão 110V/127V, potência 5500W, espessura da fiação de 10 mm²  e distância máxima de 26m;
  • Disjuntor 25A para tensão 220V/230V, potência 4500W, espessura da fiação de 4 mm²  e distância máxima de 38m;
  • Disjuntor 32A para tensão 220V/230V, potência 5500W, espessura da fiação de 4 mm²  e distância máxima de 32m;
  • Disjuntor 32A para tensão 220V/230V, potência 6800W, espessura da fiação de 4 mm²  e distância máxima de 26m.

Vale mencionar ainda que uma sugestão é priorizar os disjuntores termomagnéticos, uma vez que eles são mais seguros no que se refere a instalações em chuveiros, sobretudo caso não tenha tanta experiência nesse sentido e deseje realizar o procedimento.

Isso porque eles são capazes de identificar com maior agilidade possíveis questões como sobrecorrentes e curtos-circuitos, evitando que gerem danos na rede elétrica.

Porque disjuntor do chuveiro desarma?

Quando estamos em períodos frios como o inverno, é recorrente que a gente exiga uma potência maior do chuveiro no que diz respeito a água quente. Mas, na prática, isso pode acabar fazendo com que ele desarme quando a amperagem exigida é menor que aquela que o disjuntor pode oferecer.

Por isso, para evitar que ele fique sobrecarregado, a dica é utilizar um disjuntor maior que o necessário, uma vez que assim ele irá responder a uma maior capacidade quando necessário, ou seja, será possível evitar que ele seja desarmado.

Quanto maior o disjuntor melhor?

Citamos que usar um disjuntor maior pode evitar que ele desarme, mas não necessariamente a qualidade do item é medida pelo seu tamanho, visto que a melhor forma de fazer a instalação é seguindo as orientações de modelos sobre as quais já falamos.

A razão para tanto é que, por exemplo, quando usamos um disjuntor grande mais e exigimos muito dele, é possível que um foco de fogo ocorra, podendo gerar uma situação de perigo que pode ser facilmente evitada com o uso correto do material.

Qual o tempo de vida útil de um disjuntor?

Muitos de nós já passamos pela fase de troca constante de disjuntor, mas a verdade é que esse é um item bastante durável, podendo chegar a ter uma vida útil de até 40 anos.

Mas é claro, para isso se faz necessária a aplicação de diversos cuidados desde a sua colocação até o dia a dia. Então, vale a pena fazer o uso correto do mesmo para evitar acidentes e ainda economizar ao não fazer tantas trocas ao longo do tempo.