Medidores de Energia: Importância, Tipos e mais

O consumo de energia elétrica é algo que gera preocupação em muitos casos, sobretudo diante do desejo de conseguir diminuí-lo, vontade que tem crescido em meio a todas as questões pelas quais passa a sociedade brasileira.

Para isso, podemos utilizar os Medidores de Energia. Seguimos falando melhor sobre eles logo abaixo para retirar as principais dúvidas e assim trazer todas as informações das quais precisa acerca do item, olha só:


>

O que são Medidores de Energia?

Como o próprio nome do item já é capaz de nos sugerir, os Medidores de Energia são objetos tidos como essenciais para que possamos realizar a medição de energia, função que nos ajuda a controlar o consumo da mesma de maneira mais atenta e eficaz.

O aparelho pode ser encontrado em três diferentes tipos, tendo como unidade de medida os quilowatts utilizados por hora. Sendo assim, podemos contar com o seu uso para corresponder de forma satisfatória com as nossas necessidades de medição.

Qual a importância dos Medidores de Energia?

Também chamado de relógio de luz em algumas regiões, o Medidor de Energia realiza a medição mensal do consumo realizado. Com isso, a sua principal importância é voltada para o controle de quilowatts gastos no mês.

Tendo qualidade podemos contar com uma excelente precisão do material, incentivando o consumo consciente de energia elétrica que, por consequência, colabora para a diminuição da poluição, tornando menor a emissão de gases que chegam até o efeito estufa e colaborando para o bem do planeta.

Quais os 3 tipos de Medidores de Energia?

Conforme mencionamos, há 3 principais tipos de Medidores de Energia e cada um deles pode ser utilizado de acordo com a sua necessidade. Para fazer uma boa escolha, entenda melhor sobre cada tipo e suas singularidades:

Medidores eletromecânicos

O primeiro modelo de medidor de energia a surgir foi o eletromecânico, sendo ainda hoje o mais comumente utilizado.

Nesse caso, a medição ocorre com o auxílio de um giro que gira de acordo com a consumação tida de energia elétrica, enquanto uma série de engrenagens presentes no modelo faz o registro desse consumo para fins de análise ao final de cada mês.

Medidores eletrônicos

Por contarem com uma maior modernidade, os medidores eletrônicos são a evolução do modelo anterior, apresentando pontos positivos como uma maior precisão em relação a ele, o que faz com que se torne mais indicado hoje.

Para que a medição seja feita corretamente, são utilizados circuitos de energia. Além disso, quando quiser conferir os dados, basta observar o seu visor digital que já oferece de maneira organizada e simples todas as informações necessárias.

Medidores de energia inteligente

A tecnologia não parou nos medidores eletrônicos, e atualmente ainda podemos contar com a oferta de medidores de energia inteligente no mercado, sendo essa a versão mais atualizada do item, com funções muito interessantes.

Dessa forma, podemos observar a medição de energia em tempo real, com atualizações constantes que nos permitem entender como fazer a melhor organização do seu uso de maneira praticamente instantânea.

De toda maneira, os três modelos podem ser utilizados, bastando entender aquele que melhor condiz com o que espera do item.