Amnesia

Um dos problemas que ocorre com as baterias de Nicad é o “Efeito Memória”, que é a perda aparente da capacidade de fornecer energia quando são constantemente utilizadas e recarregadas. Exemplo uma bateria pode funcionar por 5 horas e é utilizada por apenas 1 hora, sendo depois recarregada. Se isso ocorrer varias vezes a bateria terá sua capacidade reduzida.

Para reativar a memória da bateria devemos submetê-la a alguns ciclos completos de carga e descarga, o que é uma operação incômoda se não houver um automatismo para isso.O circuito que propomos, denominado amnésia faz justamente isso.
Funcionamento (com células de um 1,25 V) em principio ajustamos P¹ de modo que a tensão em seu cursor seja de aproximadamente 4 V (a tensão corresponde a 3 células completamente carregadas) P² para 0,6 V , o que corresponde a 3 células completamente descarregadas.
Consideremos então 3 células descarregadas colocadas no circuito.
A tensão no pino 3 do 741 será menor do que o pino 2, e sua saída será baixa. Permanecendo o relé desatracado. Nessa situação as células começam a ser carregadas através dos contatos NF do relé e do gerador de correntes constante (50mA) formado por O² e componentes associados.

Quando as baterias tiverem totalmente carregadas. A tensão no pino 3 torna-se maior e a saída do 741 passa a fornecer 12 V atracando o relé, que desconecta as baterias do gerado de corrente e as conecta ao resistor R, que serve para a descarga. Um outro contato do relé muda a tensão no pino 2 do Cl para 0,6 V. quando as células descarregarem, a tensão no pino 2  do Cl passa a 0,6 V ou menos e o relé desatraca, havendo reinício do processo. O Capacitor C evita oscilação na comutação. Para trabalhar com um número de células diferente basta ajustar o P¹ e p² de acordo com as tensões.


>