Proteção para fonte

A proteção deste circuito não ocorre somente em caso de curto na carga mas também por uma elevação excessiva de tensão. Um curto no regulador de fonte, devido a corrente muito grande na carga é suficiente para causar danos tanto a carga como a própria fonte. A proteção descrita apresenta as seguintes possibilidade com CH1 podemos escolher 3 modos de operação. Em 0 a fonte não opera, em 1, a fonte opera através de trava volt protegendo a carga sobre excesso de tensão e também a mesma posição, protege a contra curto na carga.

Proteção contra curto na carga: em caso de curto, a tensão cai abaixo da tensão zener de ZD1 e este deixa de conduzir levando Q1 ao corte.
Com isso, a tensão no coletor sobe levando o Cl – 1 ao nível alto na saída. Conseqüentemente, a condução de Q3 ocorre armando RL1 e bloqueando a fonte. O LED monitora este estado, rearmar a fonte depois de desfeito o curto basta pressionar CH3.
Proteção para excesso de tensão: quando a tensão de carga for superior a tensão de zener de ZD2, este conduz levando Q2 a condução e aterrando o pino 2 do CI-2. Com isso ocorre o disparo levando o sistema a uma operação semelhante a vista no caso anterior.O LED um monitora este evento, e o LED 2 simula um curto porque a tensão na carga cai para zero volt.
O circuito opera com 12 V e a tensão de carga pode ficar entre 3e 12 V. Para correntes altas o relé deve ser apropiado.


>