Receptor fm

Este receptor FM tem grande sensibilidade e seletividade usa três circuitos integrados. A disposição dos componentes na placa que deve ser projetada pelo leitor exige cuidados especiais e a confecção das bobinas deve ser feita pelo próprio leitor. O circuito pode usar o amplificador de áudio dado no próprio diagrama caso em que teremos uma versão monofônica como também pode ter o sinal do discriminador jogado a um decodificador estéreo e depois a um amplificador para uma versão mais elaborada.

O amplificador de RF e o oscilador local tem por base o circuito integrado AN7213. O sinal da antena é aplicado ao pino 1 deste integrado via C1, L1, L2 e C2. A sintonia é feita simultaneamente por D1, D2 e P1.
O sinal retirado do pino 5 deste Cl é levado ao pino 14 do TAB 120 que consiste num amplificador de Fl com detectador (discriminador). Do pino 8 do TAB120S o sinal de áudio é aplicado via controle de volume ao amplificador de áudio.
L1 e L2 são enroladas juntas, ou seja com fio esmaltado Nº 30 com 35 de comprimento, dobre este fio em dois e enrole com um diâmetro de 3mm. Está bobina terá três terminais que devem ser ligados conforme o diagrama. L3 é formado por 4 espiras de fio 21 com diâmetro de 4 mm e L4 é formada por 3 espiras de fio 21 com 4 mm diâmetro. T1 é uma bobina osciladora pequena (7 mm) e T2 é um transformador de Fl com núcleo preto.
A antena pode ser um pedaço de fio de aproximadamente 30 cm ou até mesmo do tipo telescópico. O diagrama inclui a fonte de alimentação que tem o setor mais critico que alimenta o converso e amplificador de Fl estabilizado. O transformado tem primário de acordo com a rede local e secundário com 12 + 12 V com pelo menos 500 mA de corrente. Os varicaps podem ser os BB809 ou equivalente para faixa de FM.


>