» » Como Fazer sua Própria Fonte de Tensão

Como Fazer sua Própria Fonte de Tensão

Uma fonte de tensão, quando conectada a qualquer carga elétrica, gera um valor de tensão constante e estável. O problema é que essas fontes costumem ser caras e, consequentemente, não são acessíveis a todas as pessoas. Mas a boa notícia é que é possível fazer a sua própria fonte de tensão usando uma fonte de computador, inclusive reaproveitada!

fonte-de-computador

Como Montar sua Própria Fonte de Tensão

Para montar sua própria fonte de tensão você só precisa de:

  • 1 Fonte de computador, que você pode ser nova ou mesmo usada, mas funcionando, é claro;
  • Pinos de teste em diferentes cores: 1 azul, 1 laranja, 1 vermelho, 1 preto, 1 amarelo e 1 verde. Você pode encontrá-los facilmente em lojas de equipamentos eletrônicos.

Passo a passo para montar a fonte de tensão:

  • Primeiramente você deve testar a fonte do computador para constatar que ela está funcionando perfeitamente: é só desviar o fio verde para o fio preto que se encontra no plug principal da fonte e liga-la na tomada. Se o cooler entrar em movimento é porque a fonte está em perfeito estado de funcionamento;
  • Agora retire a tampa da fonte e corte os cabos que não servirão. A fonte deverá ficar apenas com os cabos de cores preta, vermelha, verde, laranja, azul e amarelo;
  • Faça furos na tampa da fonte que você já retirou, que servirão para conectar os pinos para teste;
  • Una o fio terra da tomada da fonte ao fio preto. Sem essa conexão ela não irá funcionar;
  • Agora conecte os pinos, um a um, de acordo com a cor de cada um deles;
  • Feito todo o processo será possível conseguir níveis de tensão de 3,3 V até 24 V;

Testando os Níveis de Tensão da Fonte

Para testar os níveis de tensão da fonte que acabou de criar você vai precisar de um multímetro comum na escala de tensão continua. É só acoplar o cabo preto do multímetro à extremidade preta da fonte montada e o outro cabo do aparelho nos demais terminais da sua fonte para testar cada um deles.

multimetro

Gostou do que viu? Compartilhe!