» » Estação fm com mixer de 4 canais

Estação fm com mixer de 4 canais

Este potente transmissor de FM, tem alcance de alguns quilômetros, com uma antena externa e inclui um mixer com 4 entradas. As entradas E1 e E2   são para microfones e E3 e E4 para rádios, toca-disco, toca=fitas e etc… O mixer possui ainda um amplificador monitor Cl-1) que permite o acompanhamento de transmissão por meio de fone.

A alimentação é feita de fonte 15V, com pelo menos 1,5 A e a filtragem deve ser excelente, para que não ocorra roncos na transmissão A alimentação no setor oscilar é regulada por um Cl 7812 de modo a obter estabilidade de freqüência.

A bobina L1 consta de 4 a 5 espiras de fio 18 AWG de 0,8 mm sem núcelo.L2 consta de 2 ou 3 espiras do mesmo fio sem núcleo em forma de 0,8 cm.
Os choques de RF, são construídos enrolando – 50 espiras de fio 32 AWG  num resistor de 100 Kº  x ¼ W.
CV1 ajusta a freqüência de operação de transmissor e os demais, ajustam o rendimento de cada etapa para maior intensidade do sinal de saída.

Os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W, exceto R3 e R4 que devem ser de ¼ W. os capacitores devem ser todos cerâmicos, e os transistores Q4 e Q5 devem ser dotados de radiadores de calor.

As entradas dos sinais de áudio devem ser feitas todas com fios blindados.

A antena a ser usada, pode ser yagi ou plano terra, dimensionada para a freqüência de operação, obervando se entretanto as restrições legais quanto a operação, deste tipo de equipamento.

Gostou do que viu? Compartilhe!