Lâmpadas Halógenas: Confira vantagens e desvantagens

Em meio a uma excelente qualidade, dentre outros benefícios, tem sido cada vez maior a popularidade das Lâmpadas Halógenas, modelos que podem ser encontrados com certa facilidade e podem acabar te interessando em razão das suas principais características.

Para que siga descobrindo mais sobre as mesmas, logo abaixo trouxemos respostas para as principais dúvidas que surgem quando falamos nessas lâmpadas. Então, siga conferindo para ter uma noção mais ampla sobre, olha só:


>

O que é uma Lâmpada halógena?

Em meio a similaridades com relação a lâmpada incandescente, a Lâmpada halógena se destaca por ter como diferencial a presença de Halógeno em sua área interna, contribuindo não somente para o nome que possui, mas também para características positivas como a intensidade da sua luz.

Sendo assim, mesmo as lâmpadas menores conseguem apresentar uma luz bastante significativa, visto que os elementos presentes em seu interior colaboram para uma maior eficiência nesse sentido, fazendo com que tenha aumentado o seu uso de maneira gradativa para diferentes espaços.

Quais são os tipos de Lâmpadas halógenas?

Basicamente, podemos encontrar as Lâmpadas halógenas em três diferentes tipos, sendo cada um deles voltado para uma utilização específica, visto que tem características a serem melhor favorecidos de acordo com esses usos.

Ainda nesse sentido, os tipos e indicações de uso, de maneira resumida, são os seguintes:

  • Dicróica – Marcada por possuir uma baixa voltagem, esse tipo de lâmpada halógena é voltada para a exposição de objetos, contando com uma superfície refletora em seu espaço interno;
  • PAR – Já o modelo PAR deve ser utilizado ao redor de espelhos ou até mesmo próximos a quadros para garantir um destaque focal a eles,. bem como facilitar a percepção de detalhes;
  • AR –  Deve ser usado diante de distâncias maiores, colaborando para a visualização diante desse contexto.

Onde usar Lâmpada halógena?

São muito amplas as possibilidades de uso da Lâmpada Halógena, visto que a intensidade da sua luz se torna bem-vinda em diferentes contextos, fazendo com que ganhe popularidade em meio aos mais variados projetos arquitetônicos.

Com isso, pode estar presente tanto em espaços residenciais quanto comerciais, além de poder ser usada nos faróis dos carros para garantir que ele seja percebido, sobretudo em estradas durante a noite.

No entanto, com certeza o seu uso mais frequente está ligado a espaços externos como fachadas e jardins, fazendo com que possa chamar mais atenção.

Vantagens

Além da capacidade de iluminação já mencionada, a Lâmpada halógena também é positivamente marcada por apresentar uma boa resistência, além de serem compactadas. Ou seja, é simples adequá-las a diferentes espaços para contar com seus benefícios,

Outro detalhe interessante é que são múltiplos os formatos nos quais elas podem ser encontradas, nos oferecendo uma gama de possibilidades acerca da sua utilização.

Desvantagens

Apesar de muitas vantagens, há desvantagens que não podemos deixar de mencionar para que faça uma escolha assertiva de acordo com as necessidades encontradas no seu projeto. Nesse sentido, os pontos a serem pesados incluem um consumo alto em comparação com outras lâmpadas como a de LED, por exemplo.

Dependendo do local que escolha para realizar sua instalação, um outro problema que pode surgir é o elevado aquecimento da lâmpada. Em razão disso, vale entender qual o melhor espaço para deixá-la, evitando problemas maiores no futuro.